rh

DICAS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS – Na íntegra!

Dicas de Gestão:

 

  1. Dica de Seleção:

A chave da seleção é a identificação do Perfil do cargo e as ferramentas corretas para avaliar os candidatos. A pressa pode ser inimiga da qualidade nos resultados da seleção. Outra chave importante é o Planejamento. Faça o plano de cada processo. Use todas as ferramentas necessárias para encontrar o perfil específico que procura. Envolva o requisitante no processo e boa sorte!

 

  1. Dica de Avaliação:

A primeira providência para implantar avaliação é preparar uma equipe para fazer implementação e gestão do projeto, independente da metodologia que vai usar. Avaliação é uma ferramenta de gestão de pessoas e desenvolver as Competências necessárias ao bom desempenho das atribuições do cargo, portanto, trata-se de um projeto dinâmico que deve ser gerido com estratégias específicas de acordo com as necessidades do público alvo e aperfeiçoada a cada período, de acordo com o crescimento da maturidade da Equipe Gestora, avaliadores e avaliados.

 

  1. Dica de mensuração de competências:

O que não é medido não gera credibilidade, tendo cargos mapeados e mensurados, teremos a base de uma gestão transparente, capaz de envolver RH, Gestores e Colaboradores para o uso de ferramentas de Gestão que agregue valor aos resultados individuais e coletivos.

 

  1. Dica de Mapeamento de competências:

O Mapeamento do perfil de cargo ou função é a base da Gestão de Pessoas, sendo a base para seleção, avaliação, remuneração, desenvolvimento, etc. O método utilizado deve ser transparente, objetivo e mensurável, tendo como base, as atribuições dos cargos ou funções, com fórmulas coerentes e ao alcance da compreensão de qualquer profissional. Todo colaborador deve ter acesso ao mapeamento do perfil do seu cargo, isso aumenta o foco das necessidades de conhecimentos e habilidades que precisa desenvolver e dos comportamentos que serão seus diferenciais de sucesso.

 

  1. Dica de Continuidade nos projetos:

Um projeto não deve ser iniciado se não tivermos a certeza de que não terá continuidade, por isso algumas sugestões para fortalecer o projeto antes do seu nascimento:

  1. Procure aliados que tenha força de decisão para vender o projeto e mostras seus benefícios para a empresa;
  2. Antes de mostrar o projeto, procure conhecer tudo sobre ele;
  3. Se houver uma equipe responsável pelo projeto, alinhe a equipe para que todos estejam falando a mesma língua;
  4. Mostre Benefícios;
  5. Faça um cronograma de ações coerentes e possíveis para a realidade da sua empresa;
  6. Caminhe até chegar na alta direção, ninguém apóia um projeto que não conhece, venda com convicção;
  7. Faça isso várias vezes se necessário de diferentes formas, sempre aperfeiçoando para alcançar o foco dos diretores sem perder o foco do projeto;
  8. Seja persistente, o que não é possível hoje, certamente será amanhã.

 

  1. Dica para Entrevista Comportamental:

A Entrevista Comportamental com foco em Competências é uma ferramenta personalizada para cada cargo, que tem objetivo de identificar se o candidato possui as competências comportamentais necessárias e na medida em que o cargo precisa, para execução de cada uma das suas atribuições. A ferramenta se compõe de perguntas abertas, específicas para identificação de cada competência, com verbos de ação no passado, para identificar experiências vividas pelo candidato.

 

Boa sorte e bons negócios!