RH Estragético – O seu RH faz pós-treinamento?
Muitas empresas se queixam que o treinamento não funciona, não agrega valor.
As equipes ficam motivadas por alguns dias e logo voltam à rotina normal e tudo que foi ministrado no treinamento acaba sendo esquecido. As pessoas não levam o conteúdo recebido no treinamento para a prática do dia-a-dia.
Isto realmente acontece com um treinamento que começa num dia e acaba no outro, apenas para cumprir obrigações burocráticas e manter as certificações.
Treinamento exige objetivos e estratégias da empresa e deve ter início, meio e continuidade …
- Início: quando diante de um diagnóstico da empresa, há contratação de uma Consultoria.
Este contrato deve ser negociado com ações de treinamento realizadas pela Consultoria e acompanhadas pela contratante, já com um planejamento de Ação Interna de Pós-treinamento realizada pela empresa contratante.
O objetivo do Pós treinamento é:
- fazer o acompanhamento do plano de ação que cada colaborador leva de cada módulo do treinamento ministrado;
- Investigar se estão praticando o conteúdo oferecido no treinamento; os resultados da prática e a importância da mesma para os resultados da equipe e da empresa, para levar aqueles colaboradores mais resistentes ou de ritmo mais lento a mudarem e atualizarem suas práticas.
- Estimular a prática, identificando as dificuldades e oferecendo suporte necessário.
Contratante e contratada devem estar afinadas com mesmos objetivos, passando parceria e credibilidade para estimular a prática e o melhor aproveitamento possível do investimento realizado pela Organização. Nenhum projeto de desenvolvimento pode ser “delargado” para um fornecedor sem acompanhamento interno do RH contratante em parceria com as lideranças. Por melhor que seja a empresa contratada, ela poderá fazer muito bem o seu trabalho, mas se não houver participação efetiva da contratante, o projeto fica acéfalo, enfraquece, fica inconsistente e perde credibilidade e aproveitamento. Acompanhamento, estímulo, motivação e parceria são ingredientes fundamentais para valorizar e garantir o máximo em aproveitamento do investimento em pessoas na Organização.
Maria Odete Rabaglio – Pioneira em ferramentas de Gestão por Competências, Autora de metodologia de mapeamento e mensuração de Competências e Autora de 7 livros/E-books.
Rabaglio Educação Empresarial